segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Utilização de memes no ensino de História


As dificuldades encontradas durante o processo de ensino de história são facilmente notadas e por esse motivo, os cursos de licenciatura desta área do conhecimento encontram-se atentos a nova demanda da educação, como aponta Fávero Sobrinho (2010), o perfil do aluno com o qual esses profissionais terão contato ao ingressar no universo da educação básica tem mudado ao longo do tempo, e, conforme pesquisa realizada pelo jornal EBC em 2012, 70% dos jovens entre 9 e 16 anos possuem perfil em redes sociais, destes, 68% usam a internet para navegar nas redes sociais. Isto vem exigindo que se repense a postura adotada pelos docentes, comunidade escolar e acadêmica, pois cada vez mais as turmas dos níveis fundamental e médio exigem do professor um papel de educador capaz de assimilar as questões sociais de seu tempo e relacioná-las à aula, como por exemplo, a utilização de imagens das redes sociais, os chamados “memes” como forma de conteúdo mais acessível ao cotidiano do estudante.
Dentro das redes sociais já existem paginas especializadas na produção desse tipo de conteúdo, como a “História no Paint” que posta diariamente memes com conteúdo histórico, que podem ser facilmente apresentadas à sala de aula através de power point, ou utilização em material didático e avaliativo. Inserir esse tipo de material em sala pode ser um pouco complicado no começo, afinal, os alunos estão acostumados ao conteúdo histórico visto apenas em livros didáticos, e isso pode causar certo choque a eles, más com o decorrer das aulas o cenário pode mudar, causando mais interesse dos alunos pela matéria, afinal, os alunos veriam seu cotidiano sendo demonstrado durante uma matéria que é taxada por estudar assuntos antigos e sem ligação com a atualidade, quebrando os paradigmas que acabam retirando o interesse do estudante pela História, a importância de levar o cotidiano do aluno as salas de aula é facilmente perceptível quando se analisa as novas metodologias apresentadas pelos docentes aos discentes dos cursos de licenciatura.  

Imagem retirada na pagina do Facebook "História no Paint"


REFERENCIAS

MATSUK, Edgard. Pesquisa mostra como os adolescentes usam internet no Brasil. 2012. Disponível em: <http://www.ebc.com.br/tecnologia/2012/10/pesquisa-tic-kids-online-brasil>. Acesso em: 17 nov. 2018.

DANTAS, Fabiana. ENSINO DE HISTÓRIA E MEMES: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA COM UMA TURMA DE ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. Disponível em: <https://even3storage.blob.core.windows.net/anais/53003.pdf>. Acesso em: 17 nov. 2018.

MEME. https://www.facebook.com/Historianopaint/, 2019. E-book.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Utilização de memes no ensino de História

As dificuldades encontradas durante o processo de ensino de história são facilmente notadas e por esse motivo, os cursos de licenciatura d...