As
dificuldades encontradas durante o processo de ensino de história são
facilmente notadas e por esse motivo, os cursos de licenciatura desta área do conhecimento
encontram-se atentos a nova demanda da educação, como aponta Fávero Sobrinho
(2010), o perfil do aluno com o qual esses profissionais terão contato ao
ingressar no universo da educação básica tem mudado ao longo do tempo, e, conforme
pesquisa realizada pelo jornal EBC em 2012, 70% dos jovens entre 9 e 16 anos
possuem perfil em redes sociais, destes, 68% usam a internet para navegar nas
redes sociais. Isto vem exigindo que se repense a postura adotada pelos
docentes, comunidade escolar e acadêmica, pois cada vez mais as turmas dos
níveis fundamental e médio exigem do professor um papel de educador capaz de
assimilar as questões sociais de seu tempo e relacioná-las à aula, como por
exemplo, a utilização de imagens das redes sociais, os chamados “memes” como
forma de conteúdo mais acessível ao cotidiano do estudante.
Dentro
das redes sociais já existem paginas especializadas na produção desse tipo de
conteúdo, como a “História no Paint” que posta diariamente memes com conteúdo
histórico, que podem ser facilmente apresentadas à sala de aula através de
power point, ou utilização em material didático e avaliativo. Inserir esse tipo
de material em sala pode ser um pouco complicado no começo, afinal, os alunos
estão acostumados ao conteúdo histórico visto apenas em livros didáticos, e
isso pode causar certo choque a eles, más com o decorrer das aulas o cenário
pode mudar, causando mais interesse dos alunos pela matéria, afinal, os alunos
veriam seu cotidiano sendo demonstrado durante uma matéria que é taxada por
estudar assuntos antigos e sem ligação com a atualidade, quebrando os
paradigmas que acabam retirando o interesse do estudante pela História, a
importância de levar o cotidiano do aluno as salas de aula é facilmente
perceptível quando se analisa as novas metodologias apresentadas pelos docentes aos discentes dos cursos de licenciatura.
Imagem retirada na pagina do Facebook "História no Paint" |
MATSUK, Edgard. Pesquisa mostra como os adolescentes usam
internet no Brasil. 2012. Disponível em:
<http://www.ebc.com.br/tecnologia/2012/10/pesquisa-tic-kids-online-brasil>.
Acesso em: 17 nov. 2018.
DANTAS, Fabiana. ENSINO DE HISTÓRIA E MEMES: REFLEXÕES A
PARTIR DA EXPERIÊNCIA COM UMA TURMA DE ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. Disponível em:
<https://even3storage.blob.core.windows.net/anais/53003.pdf>. Acesso em:
17 nov. 2018.
MEME. https://www.facebook.com/Historianopaint/, 2019. E-book.
Nenhum comentário:
Postar um comentário